15 de abr de 2010

10 Ferramentas linux imperdiveis para reparação / recuperação de sistemas

Deixo aqui uma lista de ferramentas que nos podemos socorrer quando necessitamos de reparar ou recuperar um disco ou sistema operativo ou limpar uma máquina que sofreu de uma ataque de viroses.

1: Knoppix

Knoppix  e uma distribuição completa que corre apartir de um CD com um GUI muito intuitivo. Permite montar um drive e copia toda a informação nela contida.

2: Trinity Rescue Kit

Trinity Rescue Kit  Capaz de correr apartir de uma pen USB, permite executar executar diversos antivirus numa máquina infectada tais como clamav, antivir, bitdefender. Esta distribuição não te Gui por isso requer algo conhecimento dos comandos de linux



3: Avira AntiVir


Avira AntiVir  Anti-virus de linha de comando. Tambem existe uma versão com Gui mas é muito complicado de instalar e por vezes requer recompilação do Kernel.

4: GParted Live

GParted Live permite manipular as partições do discos, podendo correr apartir de CD ou USB

5: SystemRescueCd

SystemRescueCd, CD que contem muitas aplicações úteis para recuperar/reparar computador. Com um Gui simples e intuitivo dispoes de dezenas de ferramentas para as mais variadas funções tais como manipulação de partições, recuperação de ficheiros, teste de discos, etc. Por correr apartir de CD ou USB.


6: Ubuntu Rescue Remix

Ubuntu Rescue Remix baseada em Ubuntu, contem muitas ferramentas úteis para recuperação de ficheiros incluindo a recuperação de ficheiros Mac. Tem uma grande falha, não inclui anti-virus.


7: F-Secure Rescue CD

F-Secure Rescue CD  baseado em Knoppix, tem o seu forte na recuperação de ficheiros.

8: Ddrescue

Ddrescue , não é uma um CD mas sim uma aplicação que se intalação numa máquina a correr linux. Permite a copia directa de uma disco com problema de I/O para outro.

9: Safecopy

Safecopy  semelhante ao anterior, inclui igualmente uma ferramenta para recuperar dados de CD´s.

10: Linux rescue mode

Não é uma uma aplicação mas sim um modo de boot de um CD de boot de Linux. Permite reparar, recuperar a password de root, reinstalar o boot loader etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário